The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
Ação climática subnacional acelerada e participação através do One Planet City Challenge
O EU LIFE ASAP é um projeto que tem como principal objetivo acelerar a ação climática nas cidades europeias, especificamente em Portugal, Suécia, Roménia e Hungria.
Trabalhamos com as cidades e stakeholders locais para co-criar soluções climáticas baseadas em evidências científicas, envolvendo cidadãos e cidadãs nas ações climáticas das suas cidades. As cidades participantes neste projeto irão receber uma avaliação personalizada e apoio específico e direcionado para alcançar as metas climáticas.
Durante a fase piloto deste projeto, os escritórios da rede WWF em Portugal, Suécia, Roménia e Hungria estarão a trabalhar com um grupo selecionado de cidades. Em Portugal, as cidades envolvidas neste projeto são Almada, Braga e Cascais. Trabalharemos com a comunidade local, em especial com as comunidades mais jovens, para envolvê-los nos planos climáticos das suas cidades.
A Ação Climática Almada'30 define-se através de quatro eixos fundamentais de intervenção municipal: ALMADANEUTRA, ALMADAADAPTA, ALMADACIRCULAR E ALMADABIODIVERSA.
Tendo objetivos concretos muito bem definidos, e assumidas as oportunidades e os desafios associados, o Município e a Comunidade alargada iniciaram um percurso comum até 2030 com vista à sustentabilidade e resiliência do seu território e gentes.
O terceiro workshop (11 de junho) começou com uma dinâmica sobre cidadania ativa, destacando a importância do engajamento cívico. Na etapa final, os jovens desenvolveram propostas concretas para a ação climática em Almada, baseando-se nos trabalhos em grupo realizados nas sessões anteriores. O conjunto de atividades culminou na elaboração de sugestões para a promoção da sustentabilidade no município.
Braga é candidata a Capital Verde Europeia 2026 e assumiu o compromisso de reduzir os gases de efeito de estufa em 55% até 2023 e atingir a neutralidade carbónica em 2050. É um dos municípios fundadores da rede adapt.local - rede de municípios para a adaptação local às alterações climáticas. Aderiu ao Pacto dos Autarcas em 2013 e tem o seu PAES datado de 2014 e o PAESC de 2022. Criou o Parque Urbano das Camélias - laboratório para a EMAAC, dadas as soluções implementadas de infiltração, reserva de água, cobertura verde e vegetação autóctone, não esquecendo a sensibilização para a temática das alterações climáticas.
O terceiro workshop (19 de junho) começou com uma dinâmica sobre cidadania ativa, destacando a importância do engajamento cívico. Na etapa final, os participantes trabalharam em grupo para desenvolver propostas concretas de ação climática para Braga. Estas atividades resultaram na elaboração de sugestões específicas para promover a sustentabilidade no município.
Desde 2009 que Cascais tem vindo a desenvolver uma estratégia pioneira de ação climática, com base em conhecimento científico e nos desafios que as alterações climáticas provocam na população local e no expectável desenvolvimento sustentável do concelho. O processo de adaptação e mitigação é estruturado com forte envolvimento da sociedade civil na definição e execução das ações definidas . Um processo transformativo que contribuirá não só para a resiliência, mas para a qualidade de vida e competitividade de Cascais.
As cidades têm um potencial inexplorado para descarbonizar a economia, investir em infra-estruturas mais resilientes e flexíveis, dar prioridade a soluções baseadas na natureza para a resiliência urbana e apoiar a conservação da biodiversidade, especialmente através de um melhor planeamento urbano.
As cidades são simultaneamente um espaço de problemas e de soluções, e queremos trabalhar em conjunto para lhes permitir usufruir deste poderoso potencial de criar um futuro em que a humanidade e a natureza vivam em harmonia.
Mas a mudança não se faz sozinha: tens o direito e o dever de contactar o teu município e dares as tuas sugestões de melhoria. As autarquias locais têm potencial para se envolverem e interagirem com as suas comunidades e com outros atores para avançarem em conjunto rumo a esta transição.
A iniciativa One Planet City Challenge (OPCC) da WWF é o nosso convite às cidades para mostrarem o seu empenho e participarem ativamente na ação global contra as alterações climáticas. Queremos mostrar o que a tua cidade pode fazer para ajudar a combater a crise climática e orientamos as cidades para uma ação climática baseada na ciência.
Com o EU LIFE ASAP estamos a adaptar o OPCC a fim de permitir a avaliação dos planos de ação climática das cidades participantes em relação às políticas e à legislação da UE em matéria de clima.