The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
Em 2021, no Dia Mundial dos Oceanos, a ANP|WWF lançou uma nova iniciativa: Golfinhos no Tejo.
Juntamente com vários parceiros e com o financiamento impulsionador da Fundação Oceano Azul, a iniciativa Golfinhos no Tejo divide-se em três eixos de ação - ciência, governança e comunicação - e visa por um lado perceber como as alterações ambientais do Estuário do Tejo ao longo das últimas décadas podem influenciar a presença de espécies marinhas icónicas, como os golfinhos, e por outro, propor um conjunto de recomendações que melhorem a gestão ambiental do estuário do Tejo, valorizando a presença destas espécies como indicador do bom estado ambiental deste Estuário e aproximando os cidadãos à conservação marinha e à necessidade de protecção do seu património natural.
Em março de 2022, lançámos o Observatório Golfinhos no Tejo, o primeiro programa de monitorização a partir de terra sobre a ocorrência de cetáceos no Estuário do Tejo. Este projeto, pioneiro em Portugal, resulta de uma parceria entre a ANP|WWF e o MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), tendo por objetivo perceber padrões espaciais, sazonais e de comportamento de utilização do estuário por parte destes animais.
O Observatório Golfinhos no Tejo conta em 2024 com o apoio do El Corte Inglês e é acolhido pela Administração do Porto de Lisboa S.A., está instalado no Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança do Porto de Lisboa (Torre VTS), em Algés – local privilegiado para detetar os golfinhos que visitam o estuário –, e conta com uma equipa de investigadores e voluntários treinados na observação marinha de cetáceos e no registo científico.
Tens interesse em contribuir voluntariamente para esta iniciativa? Inscreve-te no programa de voluntariado do Observatório Golfinhos no Tejo. Ao participares terás a oportunidade de saber mais sobre cetáceos e metodologias de observação marinha e fazer parte deste projeto pioneiro em Portugal!